Plantas Medicinais como Tratamento alternativo

0
29

As plantas medicinais são utilizadas desde os tempos mais remotos e não há nenhum estudo que demonstre o início exato da utilização delas pelos seres humanos, nas diversas partes do planeta.

No Brasil, sua utilização é registrada muito antes do descobrimento do país pelos colonizadores, pois os índios já eram conhecedores das mais diversas plantas, suas propriedades e benefícios para a saúde.

Ao longo do período colonial, por volta do século XVI, quando o meio de transporte era realizado por carruagens, charretes e carros de boi, a forma mais acessível de tratamento para diversos males era a utilização das plantas medicinais.

Conhecendo as Plantas Medicinais para Tratamentos alternativos

plantas medicinais

As plantas eram preparadas em forma de chá em fogões a lenha e ingerido em porções para alívio das enfermidades. O conhecimento popular foi passado de geração em geração e vem se perpetuando ao longo dos séculos.

Os médicos mais antigos sempre foram adeptos dos tratamentos através das plantas medicinais, pois o acesso aos hospitais era muito difícil; além de ser restrito às famílias mais abastadas.

Até meados do século XX, era muito comum os médicos irem às casas de seus pacientes, e em muitas visitas, faziam a indicação de diversos chás e banhos de assentos, que eram empregados para alívio de diversos males.

Umas das plantas mais comuns e indicada para cólicas dos bebês era o chá de erva-doce, também conhecida como funcho, que acalmava e alivia as terríveis dores de barriga. Outra receita popular muito comum era a ingestão do alho em diversas receitas para fortalecer o sistema imunológico, além de aliviar as terríveis tosses e gripes.

Atualmente há várias pesquisas científicas que comprovam a utilização benéfica das plantas medicinais, que ao longo do tempo curou crianças, jovens e adultos pela sabedoria popular, conquistando o mundo.

Atualmente, vários medicamentos são extraídos das plantas medicinais, além de empresas da cosmetologia utilizarem diversas plantas para preparação de produtos cosméticos, prevenindo o envelhecimento precoce, além de manter a saúde da pele e ajudar em dietas de perda de peso.

Outra importante contribuição das plantas medicinais é na alimentação, pois além de serem utilizada em chás, também são usadas em diversas receitas culinárias. Um exemplo clássico são as especiarias tais como a canela, que faz parte de diversas preparações, além de ajudar na aceleração do metabolismo.

As plantas medicinais têm o poder de ajudar na saúde interna e externa do corpo, garantindo de forma natural, a boa saúde e alimentação saudável.

Com comprovação científica ou não, o brasileiro sempre recorre à medicina popular para alívio de seus males, mas vale salientar que as plantas medicinas devem ser usadas com cautela, pois em excesso poderão ser prejudiciais à saúde e jamais substituem o acompanhamento médico.

[Total: 1    Média: 5/5]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui